Temas de saúde dos trabalhadores são debatidos em reunião entre Prefeitura e Sindicato


Temas de saúde dos trabalhadores são debatidos em reunião entre Prefeitura e Sindicato. Foto: Divulgação

Temas de saúde dos trabalhadores são debatidos em reunião entre Prefeitura e Sindicato. Foto: Divulgação

Temas de saúde dos trabalhadores são debatidos em reunião entre Prefeitura e Sindicato. Foto: Divulgação

Temas de saúde dos trabalhadores são debatidos em reunião entre Prefeitura e Sindicato. Foto: Divulgação
O assédio no ambiente de trabalho foi um dos assuntos da reunião de negociação entre a Prefeitura de Curitiba e representantes do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), na tarde dessa quinta-feira (31/7). A reunião liderada pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) foi realizada na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Alto da Glória.
A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional da SMGP, Fernanda Zwir, frisou que a equipe do Departamento tem feito palestras sobre o tema e destacou o protocolo adotado.
“Nós fazemos o acolhimento àqueles que se sentem assediados. E os servidores podem ficar tranquilos: a equipe não entra em contato com os gestores das secretarias para relatar os episódios de assédio”, assegurou. Ela observou que situações desse tipo só têm andamento, com o apoio da Procuradoria-Geral do Município, quando o servidor que sentiu assediado abre o protocolo. “Entretanto, muitas pessoas procuram a gente, mas decidem não fazer o registro”, comentou.
Durante a reunião, as dirigentes da SMGP destacaram que os Comitês de Ergonomia (Coergo) têm papel importante na avaliação dos ambientes de trabalho. Elas informaram que o Departamento de Saúde Ocupacional conta agora com uma fisioterapeuta que dará apoio às equipes.
Prevenção de doenças
A diretora Fernanda Zwir pontuou que a Secretaria pretende colocar em dia em breve os exames periódicos dos servidores. “Nossa preocupação é também com a prevenção”, defendeu.
O programa de Saúde Vocal também esteve entre os temas abordados. Zwir lamentou que em 2024 tenha havido 800 vagas para as palestras do programa, mas com baixa adesão dos professores. “Apenas 300 compareceram. Esse programa é extremamente importante para prevenir as doenças da voz”, observou.
Elas também falaram sobre a obrigatoriedade de o servidor dar ciência após os atendimentos na Perícia, o que deve ser feito pelo Portal do Servidor, no serviço Perícia Médica – Resultados, no Portal do Servidor . O comunicado pode ser conferido uma hora após o horário do atendimento. Se após atendimento na Perícia, o servidor não der o aceite, ele fica impedido de agendar novo atendimento ou fazer solicitação de afastamento online.
- Servidor deve dar ciência ao resultado, sempre que for à Perícia Médica ou registrar solicitação online
- Servidor com dificuldade de locomoção conta com vaga de estacionamento na Saúde Ocupacional
- Saúde Ocupacional fala sobre assédio e outras formas de violência a servidores de Curitiba
As atas das reuniões podem ser consultadas pelo Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.