Servidores aposentados da Prefeitura contam com a solidez do IPMC


Professor de línguas para aposentados há quatro anos, Josip Giunta utiliza métodos diferentes para facilitar o aprendizado e interação entre os alunos . Curitiba,15/06/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Marise Bechtloff se aposentou em 2020, e desde então passou a frequentar os cursos oferecidos pela AAPC. Curitiba, 15/06/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Marise Bechtloff se aposentou em 2020, e desde então passou a frequentar os cursos oferecidos pela AAPC. Curitiba, 15/06/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Professor de línguas para aposentados há quatro anos, Josip Giunta utiliza métodos diferentes para facilitar o aprendizado e interação entre os alunos . Curitiba,15/06/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) é responsável pelo pagamento da aposentadoria a 15,7 mil pessoas que em parte das suas vidas trabalharam nas secretarias e órgãos municipais da capital. As mulheres representam 78% do total, tendência que se confirma também entre os servidores da ativa. Elas são 12.261 e os homens, 3.464.
O levantamento é deste mês, quando é comemorado o Dia do Funcionário Público Aposentado, em 17 de junho.
O número de aposentados cresce a partir dos 56 anos de idade. São mais de 2.700 até os 60 anos. Dos 61 anos 70 anos, são 6.888, o equivalente a 43,8% do total. Dos 71 aos 80 anos, outros 3.610. E 68 aposentados têm mais de 90 anos.
“Os servidores aposentados da Prefeitura tiveram importante papel na construção da cidade que temos hoje. Independentemente da área em que trabalharam, eles fizeram a sua parte e têm o nosso reconhecimento”, afirma o presidente do IPMC, Ary Gil Merchel Piovesan, servidor de carreira da Prefeitura.
Piovesan destaca que o IPMC tem buscado mecanismos para estar próximo dos aposentados, facilitando o diálogo e o acesso a informações. Agendamento do atendimento presencial, possibilidade do atendimento por telefone e e-mail, reuniões com os novos aposentados, além dos encontros mensais de educação previdenciária dedicados aos servidores da ativa.
“Temos trabalhado bastante também para que o sistema previdenciário municipal se mantenha sustentável e todos tenham a certeza de que seus benefícios serão pagos em dia, com segurança. É essa tranquilidade que queremos proporcionar aos beneficiários”, diz ele.
Além dos aposentados, o Instituto é responsável pelo pagamento das pensões dos cerca de 2,7 mil familiares de servidores falecidos.
Alegria e disposição
Para manter a energia e ocupar o tempo, a Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC) proporciona uma série de atividades aos beneficiários do IPMC. A programação é preparada por outros servidores que se aposentaram pelo Município. A AAPC não possui vínculo com o IPMC.
As oficinas de idiomas são uma das atrações dos participantes da associação, que também oferece oficinas da memória, artesanato e mais. Mensalmente, são organizados passeios e viagens em grupo para pontos turísticos de Curitiba e regiões próximas. O pagamento dos passeios e viagens é feito diretamente às agências de turismo contratadas, e os cursos de línguas são negociados com os professores parceiros da associação.
A AAPC promove em sua sede social, todos os dias de funcionamento, um café da tarde para os associados. Além disso, também conta com uma sede campestre, que pode ser alugada por associados para realização de eventos e confraternizações.
Cérebro ativo
Nas tardes de terça-feira, a servidora aposentada Marise Bechtloff estuda francês. Depois, ela troca de idioma e participa das aulas de inglês. Aposentada desde 2020, ela encontrou nas oficinas um novo desafio e uma outra forma de ocupar a cabeça.
“Quando me aposentei, senti um vazio muito grande, como se eu tivesse perdido meu propósito. Mas depois, descobri que a aposentadoria era o fim de um ciclo e o começo de outro cheio de possibilidades”, conta Marise, que foi auditora da Secretaria de Finanças da Prefeitura e passou a frequentar AAPC logo depois de se aposentar.
Há oficinas de inglês, italiano, francês e espanhol para diferentes níveis de aprendizado, além de turmas específicas para quem quer viajar para outros países.
Marise quis aprender um novo idioma não só para saber se comunicar em viagens para o exterior, mas também para manter o cérebro ativo e garantir a longevidade.
“A vida não para, e não podemos ficar para trás nunca. Adquirir novas formas de conhecimento é muito importante para continuar saudável e ativo”, comenta ela, que também aproveita o momento da aula para interagir com os demais aposentados da Prefeitura. “Costumo dizer que, a cada aula, me torno uma pessoa melhor”, conclui.
Nunca é tarde
Josip Giunta é professor de inglês há dez anos e há quatro trabalha com ensino de línguas para aposentados. Em suas aulas, ele adota um método diferente: não usa livros didáticos e não aplica provas e utiliza estratégias de aprendizado coletivo para incentivar o diálogo entre os estudantes. Também são usados jogos, aplicativos e recursos multimídia, como músicas e vídeos curtos e interativos.
“O objetivo aqui é outro: levamos o aprendizado no ritmo do aluno e sempre incluo uma recapitulação do conteúdo no início da aula. É um público que, sim, tem mais dificuldade para aprender por métodos convencionais, mas se apresentarmos do jeito certo, fica mais fácil. Nunca é tarde para começar”, descreve o professor.
Serviço
IPMC
Endereço: Avenida João Gualberto, 623 – Edifício Delta – mezanino
Horário: 8h às 17h
Agendamento para atendimento presencial no IPMC
Atendimento por e-mail: atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br
Atendimento por telefone: 3350.3660 ou 3350.3661
AAPC
Endereço: Rua Nilo Peçanha, 300 – São Francisco
Telefone: (41) 3225-3182
WhatsApp: (41) 9 8522 9158
Atendimento de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h30.
Para participar da programação da AAPC, é preciso ser servidor da Prefeitura (aposentado ou não) e sócio ativo.
LEIA MAIS
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.