Saúde prorroga inscrições de servidores para o Programa de Controle do Tabagismo
Começou nesta quarta-feira (16/11), o primeiro encontro do grupo de servidores fumantes da Prefeitura de Curitiba dentro do Programa de Controle do Tabagismo. A experiência piloto é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e integra o Curitiba Viva Bem.
Na primeira fase, a iniciativa foi exclusivamente para servidores da Secretaria da Saúde. A partir de agora, ela se estende aos demais trabalhadores lotados em outras secretarias e órgãos. Servidores aposentados também podem participar.
O bom resultado da primeira fase já mudou a vida de alguns servidores. A técnica de enfermagem Liliane Lemos é uma destas pessoas. Ela conta que viu a sua vida ser transformada com a ajuda do programa e das rodas de conversa.
“Hoje, posso sorrir e dizer que sou feliz de verdade”, conta Liliane, que há quatro meses mantém a rotina sem fumar e participa dos encontros a cada mês, de modo a renovar a própria força de vontade.
Fumante por 20 anos, Liliane encontrou na família a motivação para deixar o vício. Após a morte do pai, por problema de coração, e o agravamento da asma do filho, ela se viu com a responsabilidade de ser bom exemplo ao menino de 9 anos.
Foi por meio de sua chefia, a servidora Ariana Yumi Umata, que ela soube do projeto e viu nele a oportunidade de dar o primeiro passo para a mudança de hábito. “O programa é o que me incentiva todos os dias. Fico pensando que não posso parar, não posso decepcionar o pessoal. Meu filho me agradeceu por ter conseguido”, contou.
O apoio de Ariana e a frequência nas conversas foram essenciais para a superação do vício.
Como funciona
Todas as reuniões têm a duração de 90 minutos. A pedido dos servidores inscritos na turma que começou nesta semana, os encontros serão às quintas-feiras das 18h às 19h30, de maneira totalmente online. O servidor terá declaração de comparecimento, caso precise. Serão disponibilizados novos horários conforme a demanda.
Os encontros são conduzidos pela coordenadora do Programa de Tabagismo, a enfermeira Ana Paula Machado, e pela enfermeira Jocelia Reis de Oliveira, e seguem o Manual do Programa Nacional de Tabagismo. O primeiro mês é composto por quatro reuniões semanais, voltadas para conversas em grupo sobre as mudanças, melhorias da qualidade de vida, técnicas de autocontrole e as semelhanças e diferenças no processo de cada um.
“A base do nosso tratamento está nas conversas em grupo, a Terapia Cognitiva Comportamental, porque a gente sabe que o sucesso do processo é compartilhar as experiências, alegrias e frustrações. Quando a reflexão começa, é hora de parar com o vício”, alerta Ana Paula.
Dia D
A partir da primeira reunião, o participante é convidado a pensar no seu dia D — dia em que começará o processo de deixar o cigarro. Esta escolha pode ser feita em qualquer uma das quatro reuniões do mês, conforme o tempo necessário para cada participante.
Assim que escolhido o dia D, o servidor passará por consulta médica virtual, para avaliação do grau de dependência e o médico verá se existe a necessidade de medicamentos. Caso necessário, a medicação será retirada gratuitamente nas unidades de saúde.
Para fazer parte do programa e melhorar a sua qualidade de vida, basta ligar na Central Saúde Já e identificar-se como servidor municipal. A Central funciona todos os dias pelo telefone 3350-9000, das 8h às 20h.
O interessado passará por uma consulta com o enfermeiro, na qual será avaliado como a pessoa lida com o vício, há quanto tempo fuma e se está realmente preparada para interromper o uso do cigarro. Então, será enviado um termo de autorização de imagem e voz e o participante receberá o link da sua primeira reunião.
Além da experiência piloto com reuniões remotas, o Programa oferece acompanhamento por meio da rede municipal de saúde.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.