Diogo Rodrigues sugere que todos os servidores salvem o RH Orienta como serviço favorito no Portal do Servidor. Curitiba, 20/07/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS
Robinson de Souza Moreira é servidor há mais de dez anos e sempre usa o RH Orienta para encontrar as informações que precisa. Curitiba, 20/07/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS
RH Orienta ajuda o servidor a buscar informações sem perder tempo.
Servidores novos na Prefeitura de Curitiba e aqueles que já têm anos de trabalho na carreira municipal têm um aliado sempre que querem esclarecer suas dúvidas. O RH Orienta é um recurso que conta com cerca de 80 tópicos de interesse dos servidores, está disponível no Portal do Servidor e permite acesso a informações importantes em poucos minutos.
Durante as reuniões de integração para novos professores da Prefeitura de Curitiba, realizadas na semana passada, o Núcleo de Gestão de Pessoal – Educação, unidade da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP), fez o alerta aos servidores recém-nomeados para que utilizem o RH Orienta sempre que quiserem conhecer mais ou esclarecer dúvidas.
O conteúdo é atualizado frequentemente pela SMAP, de acordo com as mudanças de legislação e inclusão de novos procedimentos, quando necessário. Por isso, o serviço do Portal do Servidor é útil também para quem já trabalha há algum tempo na Prefeitura.
O servidor Diogo Rodrigues, do RH do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba), faz consultas periódicas na ferramenta e aponta que a criação do RH Orienta facilitou muito a busca por informações.
“Eu trabalho com recursos humanos, atendo todo o pessoal aqui do IPMC, e, ainda assim, preciso abrir o RH Orienta para relembrar uma coisinha ou outra, ou para encontrar a legislação. Na vida, o servidor lida com muita burocracia, muito passo a passo, e ter uma página que te ensina a passar por essas coisas é muito importante”, aponta Diogo.
Ele também recorda que antes da criação do guia era necessário ligar para o núcleo de RH para conseguir as informações que hoje ele encontra em minutos.
Diogo sugere que todos os servidores favoritem o serviço no Portal do Servidor, para que ele apareça em destaque a cada login. “Não importa de qual área seja o servidor, ele vai precisar do RH Orienta em algum momento”, explicou.
Colega de IPMC do Diogo, Robinson de Souza Moreira é gestor de tecnologia da informação. Recentemente, ele precisou de afastamento do cargo quando foi contaminado com covid-19. Para saber os procedimentos para conseguir a licença para o tratamento, ele acessou o Portal do Servidor e buscou mais informações no RH Orienta. “É simples. Consegui encontrar tudo o que precisava muito rápido”, relatou Robinson.
O que é?
Criado há cerca de dez anos, o RH Orienta é um guia para os servidores da Prefeitura de Curitiba, funciona como um “dicionário” sobre os assuntos de interesse da vida funcional e informações úteis para a carreira.
Ele é encontrado no menu do Portal do Servidor (coluna à esquerda) e, por este caminho, nem precisa estar logado para ter acesso aos conteúdos. Também pode ser encontrado no portal, se o servidor fizer a busca no campo de pesquisa.
O índice reúne quase 80 tópicos de interesse, como licenças, acidente de trabalho, estágio probatório, incorporação do tempo de serviço, aposentadoria, cálculo do 13º salário e muito mais. Cada tópico contém uma explicação sobre o que é, para quem aquele tema é direcionado, como o servidor pode proceder, os documentos necessários para requerer um serviço, os links úteis e a legislação.
Em muitos casos, quando o servidor tem dúvidas sobre algo ou precisa esclarecer alguma dúvida, ele pode solucionar abrindo a página do RH Orienta e seguindo as etapas indicadas.
Depois da consulta, se for necessário complementar alguma informação, o servidor pode entrar em contato com o seu Núcleo de Gestão de Pessoal. As unidades responsáveis pelos servidores da Saúde, Educação e Núcleo Central (que compreende diversas secretarias) têm atendido os servidores por e-mail e por telefone. Também é possível agendar o atendimento presencial, se houver necessidade.
Veja como entrar em contato ou agendar atendimento com os três maiores núcleos:
Núcleo de Gestão de Pessoal Educação - NGPE
Telefones: 3350-9596 – 3350-8294 – 3350-3180 – 3350-3071 – 3350-3154
E-mail: atendimentongpe@curitiba.pr.gov.br
Núcleo de Gestão de Pessoal Central – NGPC
Telefones: 3350-8843 - 3350-8944 - 3350-8113 - 3350-8829 - 3350-8090 -33508978 - 3350-8487
E-mail: atendimentongpc@curitiba.pr.gov.br
Núcleo de Gestão de Pessoal Saúde – NGPS
Telefone: 3350-9360 - 3350-9470 - 3350-8367 9387 - 3350-9361
E-mail: atendimentongps@sms.curitiba.pr.gov.br
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