Menu
Fechar
  • Início
  • RH Orienta
  • Service Desk
  • Novo Service Desk
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação Secretarias
Acessibilidade 156 Acesso à informação Secretarias
Servidor
Notícias
Compliance

Prefeitura de Curitiba vai modernizar processo de contratação de comissionados

12/05/2025 17:34
imagem galeria

Prefeitura de Curitiba vai modernizar processo de contratação de comissionados. - Na imagem, Palácio 29 de Março. Foto: Luiz Costa/SME

Prefeitura de Curitiba vai modernizar processo de contratação de comissionados. - Na imagem, Palácio 29 de Março. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Prefeitura de Curitiba vai modernizar processo de contratação de comissionados. - Na imagem, Palácio 29 de Março. Foto: Hully Paiva/SECOM

A Prefeitura de Curitiba vai modernizar o processo de contratação para cargos em comissão. Serão implementadas duas medidas para aprimorar os processos internos nas contratações e garantir maior integridade e segurança jurídica na gestão de pessoas.

“Queremos tornar nosso processo de admissão ainda mais seguro e eficiente”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.

A ideia é que a Controladoria-geral do Município (CGM) participe desse processo. De acordo com o controlador-geral, Bruno Pandini, a modernização do processo de contratação é uma evolução alinhada às melhores práticas nacionais de governança pública e gestão de risco, conforme destacado no plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel.

“Essa medida também se alinha aos princípios estabelecidos pela ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e a recomendações do OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre integridade pública”, completa Pandini.

OUÇA AQUI
Bruno Pandini, controlador-geral do município.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Etapas

A primeira etapa é uma atualização do decreto nº 1808/2013 e tem como objetivo modernizar os requisitos formais de nomeação. Haverá um reforço na lista de certidões exigidas para nomeação (se o nomeado residiu fora de Curitiba, terá que emitir certidões civis e criminais estaduais e federais de comarcas onde tenha morado nos últimos 5 anos) e uma ampliação das declarações obrigatórias, incluindo Declaração de Acúmulo de Cargos, Funções e Empregos Públicos, autorização para acesso a dados de Bens e Rendas da Declaração do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), Declaração de Nepotismo e Declaração de Probidade e Moralidade Administrativa.

Também será publicado um novo decreto regulador do fluxo de nomeação. O objetivo é estruturar um processo mais robusto e com maior controle prévio, onde sejam envolvidos a CGM, a Secretaria de Governo Municipal (SGM), a Procuradoria-geral do Município (PGM) e a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP).

A Controladoria-geral ficará responsável por um processo de diligência para os cargos, bem como por treinamento das equipes envolvidas.

img
  • Servidor

  • Mapa do site
  • Fale conosco
  • Webmail @curitiba
  • Webmail @ippuc
  • Webmail @urbs
  • Webmail @sme
  • Webmail @ics
  • Webmail @sms/feas
  • Service Desk
  • Novo Service Desk
  • Gestão de Pessoal

  • Documentos da Negociação Sindical
Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal - Rua Solimões, 160 - São Francisco
Instituto das Cidades Inteligentes

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.