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Diálogo

Prefeitura de Curitiba dá início às reuniões de negociação da pauta dos sindicatos dos servidores

15/07/2025 12:17
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Reunião entre representantes do IPMC e Sismmac. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Reunião entre representantes do IPMC e Sismmac. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Reunião entre representantes do IPMC e Sismmac. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Reunião entre representantes do IPMC e Sismmac. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Reunião entre representantes do IPMC e Sismmac. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Reunião entre representantes do IPMC e Sismmac. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Reunião entre representantes do IPMC e Sismmac. Curitiba, 14/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Representantes da Prefeitura de Curitiba receberam, nesta segunda-feira (14/7), os dirigentes do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) para a primeira reunião de debate das pautas apresentadas pelos sindicatos em 2025. O encontro conduzido pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) foi realizado na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Alto da Glória.

O tema que abriu a série de encontros foi o plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), que integra o sistema de seguridade social dos servidores. O diretor Administrativo Financeiro do ICS, Elcio Casagrande, destacou aos participantes o cumprimento da Resolução Normativa 623, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão supervisor e fiscalizador das operadoras de planos de saúde em todo o país.

“Adaptamos o que já tínhamos, para o cumprimento das novas regras e qualificação do atendimento”, declarou o diretor. A resolução definiu regras para melhorar a relação entre operadoras de planos de saúde e beneficiários, padronizando e melhorando a prestação dos serviços. 

As diretrizes definidas para o atendimento são transparência, clareza e segurança das informações, rastreabilidade das demandas e cortesia no relacionamento com o consumidor.

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Médicos

O diretor do ICS pontuou ainda que o número de médicos do Centro de Saúde do ICS, no Rebouças, tem aumentando ano a ano. Ele comparou o total de 2022, quando havia 78 médicos, ao atual, de 102 médicos. O número de consultas é de 12 mil por mês.

Casagrande ressaltou que a mudança do atendimento odontológico para a Dental UNI, cooperativa responsável pelos atendimentos odontológicos dos beneficiários do ICS, possibilitou a ampliação dos consultórios no Centro de Saúde. Atualmente, na área onde ficava a odontologia, há atendimento nas seguintes áreas: cardiologia, nutrição, reumatologia, clínica médica, pneumologia, nefrologia e ortopedia.

As reuniões continuam, conforme agenda definida com os sindicatos. As atas podem ser consultadas pelo Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical. 

Diálogo aberto

Além das reuniões realizadas para o debate das pautas apresentadas no início do ano, desde janeiro, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal mantém o diálogo aberto com os dirigentes dos sindicatos e os servidores em geral, atendendo às solicitações de discussões de temas importantes aos servidores, sempre que solicitadas. O Sismmac também participou de reuniões com a equipe da Secretaria Municipal da Educação. 

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