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Portal oferece novo recurso de segurança para a recuperação das senhas

12/11/2021 16:00
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Portal do Servidor oferece novo recurso de segurança para a recuperação das senhas.

 

Os servidores contam com uma nova funcionalidade no Portal do Servidor. Agora, para recuperar a senha do portal, é possível estabelecer duas perguntas secretas que permitem a geração de um novo segredo. A medida, além de dar maior segurança aos dados do servidor, também garante agilidade na recuperação de senhas em casos de esquecimento.

Para recuperar a senha, o sistema envia um código para o celular cadastrado junto à Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (Smap), e o servidor precisa fornecer o código para escolher a nova senha.

Entretanto, segundo a equipe do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), responsável pela atualização dessas informações, parte dos servidores não consegue receber o código pelo SMS por haver bloqueio da operadora do telefone celular para envio de mensagens.

Com a nova facilidade, quando não receber a mensagem com o código, ou caso esteja com o número de celular desatualizado, é possível responder as duas perguntas cadastradas com a reposta correta e redefinir a senha. Nos casos que o telefone celular estiver desatualizado, após estabelecer a senha, é importante atualizar os dados cadastrais, serviço que fica disponível no Portal do Servidor.

A Smap alerta que, para ter a opção das perguntas como alternativa de recuperação da senha, é necessário estar logado. Por isso, a recomendação é para que o servidor cadastre as perguntas com as respectivas respostas, antes de precisar recuperar a senha.   

Além do contracheque, o acesso às dezenas de serviços do Portal do Servidor só é possível quando a pessoa faz ao login, com seu CPF e a senha. Dentre eles estão o acesso ao contracheque e os relacionados à perícia médica.

Se errar a resposta, sistema bloqueia acesso por 24 horas

É importante que os servidores memorizem ou guardem a resposta escolhida para as duas perguntas do cadastro de segurança porque, em caso de erro, o sistema bloqueará o acesso por 24 horas, e uma mensagem de alerta de alteração de senha será enviada ao e-mail do servidor. Se isso acontecer, ele poderá fazer nova tentativa, com a resposta correta, no dia seguinte.

O serviço oferece seis possibilidades de perguntas secretas aos servidores: ano de nascimento do pai, cidade em que costuma passar as férias, dia da semana favorito, ano e mês em que ingressou na Prefeitura, nome do melhor amigo e estação do ano favorita.

Para definir as perguntas secretas e suas respostas, basta acessar o Portal do Servidor e fazer o login com seu CPF e senha de rede, a mesma utilizada para acessar os computadores de trabalho. Em seguida, é preciso acessar o menu, no canto superior esquerdo da tela, e procurar o campo de “Segurança”. Depois de clicar na aba de segurança, o servidor será redirecionado para a página de definição de duas perguntas secretas.

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