Para reduzir uso de papel, solicitação para transferência de restos mortais agora é feita de forma digital


Com uso de tecnologia, Prefeitura moderniza etapas para as solicitações de transferência de restos mortais. Curitiba, 24/02/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Com uso de tecnologia, Prefeitura moderniza etapas para as solicitações de transferência de restos mortais. Curitiba, 24/02/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Com uso de tecnologia, Prefeitura moderniza etapas para as solicitações de transferência de restos mortais. Curitiba, 24/02/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Com uso de tecnologia, Prefeitura moderniza etapas para as solicitações de transferência de restos mortais. Curitiba, 24/02/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Com uso de tecnologia, Prefeitura moderniza etapas para as solicitações de transferência de restos mortais. Curitiba, 24/02/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Com uso de tecnologia, Prefeitura moderniza etapas para as solicitações de transferência de restos mortais. Curitiba, 24/02/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Com uso de tecnologia, Prefeitura moderniza etapas para as solicitações de transferência de restos mortais. Curitiba, 24/02/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Para reduzir a quantidade de papel, solicitações para transferência de restos mortais são feitas de forma digital. Curitiba, 25/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Para reduzir a quantidade de papel, solicitações para transferência de restos mortais são feitas de forma digital. Curitiba, 25/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Para reduzir a quantidade de papel, solicitações para transferência de restos mortais são feitas de forma digital. Curitiba, 25/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Para reduzir a quantidade de papel, solicitações para transferência de restos mortais são feitas de forma digital. Curitiba, 25/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM
Quem precisa pedir a transferência ou exumação de restos mortais de pessoas sepultadas em um dos cinco cemitérios municipais de Curitiba já conta com um serviço mais ágil. Os documentos necessários a este tipo de solicitação são entregues pela internet – sem agendamento prévio e sem necessidade de papel.
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A análise da documentação cabe à equipe do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que agora cumpre essa etapa de forma mais rápida e menos burocrática.
“Existem famílias que não moram em Curitiba ou na Região Metropolitana. Eles precisavam vir pessoalmente para fazer a solicitação e, depois que estivesse autorizado, tinham que voltar a Curitiba. Agora, depois que toda a documentação estiver entregue pelo sistema online, o atendimento é concluído em até 48 horas úteis”, destaca o gerente do Departamento de Serviços Especiais, Roygler Hartmann. Em 2024, foram realizados 743 processos de translado.
O serviço Translado de restos mortais foi objeto de análise pela equipe da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) em parceria com a do Meio Ambiente. Isso porque dentre os serviços da Prefeitura que ainda eram realizados com a necessidade de documentos em papel, o de traslado de restos mortais estava entre os mais pedidos.
“Nós percebemos que, diante da grande quantidade de documentos impressos e da necessidade de fazer o pedido de forma presencial, era necessário transformá-lo em um serviço digital. Agora é possível solicitar pela internet e acompanhar seu andamento, com mais conforto e praticidade”, declara Herick Dal Gobbo, integrante da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati.
Como funciona
O primeiro passo para fazer a solicitação é acessar o serviço Translado de restos mortais utilizando o e-Cidadão, base única de dados da Prefeitura de Curitiba.
Para que a exumação para translado seja autorizada, o interessado deve provar a relação de parentesco com o falecido. Quem decide sobre os restos mortais de alguém é sempre a família.
Ao incluir os documentos exigidos para esse tipo de solicitação, o solicitante recebe por e-mail a guia de recolhimento para pagamento, no valor de R$ 73,57. Toda a documentação apresentada deve estar legível.
Com a guia paga, basta a pessoa acompanhar o andamento, pela internet. Além disso, são enviados comunicados por e-mail. A partir da liberação, o documento de autorização tem validade de sete dias úteis.
Chegando ao cemitério com a autorização, o requerente contratará, diretamente, um dos pedreiros credenciados, para a realização do serviço com valor tabelado.
O Serviço Funerário estuda novas formas para modernizar ainda mais o serviço. A expectativa da Superintendência de Tecnologia da Informação é complementar o serviço com uso de inteligência artificial (IA), para dar ainda mais celeridade ao processo de análise dos documentos.
Documentos para o translado de restos mortais
- Carteira de identidade do requerente
- Atestado de óbito
- Documento do terreno onde está sepultado
- Documento do terreno para onde vão os restos transladados
- Comprovação de parentesco com o falecido ou autorização formal para a realização do translado
- Autorização de cremação, caso a família faça essa opção
- Autorização judicial para cremação (para mortes violentas)
- Autorização para a abertura do jazigo para a retirada dos restos mortais, quando o corpo estiver sepultado em jazigo emprestado
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