Obras do programa Asfalto no Saibro na Regional Bairro Novo. - Na imagem, Hamilton Antônio da Cruz. Curitiba, 18/05/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS
Obras do programa Asfalto no Saibro na Regional Bairro Novo. - Na imagem, rua Ernesto Luiz Pellanda (Ganchinho). Curitiba, 18/05/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS
Entre obras já concluídas e serviços em andamento, ruas que servem bairros da Regional Bairro Novo passam por completa requalificação e deixam no passado a poeira e a lama típicas do saibro. São 15 intervenções do programa Asfalto no Saibro que levam asfalto novo e infraestrutura de drenagem - com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio – para 8.048 metros de vias do Ganchinho e do Umbará.
Só na Rua Antônio José Bonato, no Ganchinho, são três intervenções em diferentes trechos. Uma já foi concluída e fica nos 248 metros entre as ruas Silvio Corazza e Rosildo Portela. O trabalho segue em andamento nos 96 metros do trecho entre as ruas Alexandro Glenski e Delegado Ozias Algauer e nos 470 metros de extensão que ligam as ruas Sílvio Corazza e Pelegrino Azzolin.
No Umbará, enquanto o ritmo da obra avança na Rua José Antônio Nichele aumenta a esperança em dias melhores da moradora Kimberly Rodrigues de Oliveira, que há quatro anos vive na região e anseia pelo fim da poeira em frente à sua casa.
“Graças a Deus a obra começou na nossa rua. Sofremos muito com a poeira e quando terminarem a drenagem e colocarem o asfalto teremos outra vida. Fará uma diferença e tanto no nosso dia a dia”, apontou a moradora Kimberly Rodrigues de Oliveira.
As melhorias na Rua José Antônio Nichele alcançam 835 metros a partir do cruzamento com a Rua Luiz Nichele e seguem até o final da via. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que coordena os trabalhos do programa Asfalto no Saibro, é de que o serviço fique pronto em cerca de 30 dias.
Mais adiantados
Em outras duas ruas do Ganchinho, Ernesto Luiz Pellanda e Antônio Chueda, as obras estão mais adiantadas. Nesta terça-feira (18/5), restavam para serem finalizados serviços a implantação da sinalização horizontal, com a pintura das faixas que dividem as pistas.
Na Ernesto Luiz Pellanda, asfalto novo e drenagem hoje deixam os 2.040 metros do trecho entre a esquina com a Rua Antônio Chueda e o final da via em condições mais seguras para o tráfego. Há 3 anos vivendo no local, Valdir César dos Santos não esconde a satisfação com o resultado proporcionado pela obra. “Ficou muito bom! Sem poeira e sem lama é uma maravilha”, opinou Valdir.
Nascido e criado no imóvel da família no Rua Antônio Chueda, Hamilton Antônio da Cruz contou que viu seu sonho se tornar realidade aos 65 anos de idade. Ele confessou que já não esperava mais que a rua onde mora fosse pavimentada.
“Eu vi isso tudo aqui mudando, passo a passo. Era um carreiro de vaca, que virava um banhado em dia de chuva e um poeirão em dia seco. Vinha muita sujeira para dentro de casa. Agora, com o asfalto ficou bem melhor, mas muito melhor!”, avaliou Hamilton Antônio da Cruz.
Na Rua Antonio Chueda, as benfeitorias foram feitas em 1.061 metros entre o encontro com a Ernesto Luiz Pellanda e seguindo até o final da rua.
A Rua Pedrina Accordes Costa, no Umbará, também está com os serviços em andamento. Do asfalto existente até a ligação com o Contorno Leste, 1.312 metros da via estão sendo requalificados.
Obras concluídas
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, além do trecho concluído da Rua Antônio José Bonato, no Ganchinho, os 248 metros entre as ruas Silvio Corazza e Rosildo Portela, outras oito ruas que percorrem a Regional Bairro Novo também contam com obras finalizadas e entregues para a população.
“São aproximadamente mais 2.000 metros de ruas que já não provocam incômodo aos moradores. O saibro saiu e com ele saíram o pó, a lama e os buracos”, disse Rodrigo Rodrigues.
Ruas concluídas na Regional Bairro Novo
- Rua Enzo Scaletti, trecho de 91 metros entre as ruas Guaçuí e Jornalista José Pedro dos Santos (Ganchinho);
- Rua Jornalista José Pedro dos Santos, trecho de 140 metros entre a Rua Guaçuí e o pavimento existente (Ganchinho);
- Rua Carolina Dybas, trecho de 165 metros entre as ruas Vanaflores de Lima Kern e Coronel Guilherme Theodor Buest (Umbará);
- Rua Francisco Gabardo Filho, trecho de 383 metros entre as ruas Victor Gabardo e Estanislau Selenki (Umbará);
- Rua Vergília Calixto, trecho de 327 metros entre a Rua Jacob Wosniak e o pavimento existente (Umbará);
- Estrada do Ganchinho, trecho de 451 metros entre o pavimento existente e a margem do Rio Iguaçu (Ganchinho);
- Rua Irmã Vitorina Meneghetti, trecho de 69 metros entre a Rua Antônio Augusto de Brito e a Travessa Amarildo Dalazuana (Umbará);
- Rua Pedro Pilato, trecho de 360 metros a partir do cruzamento com a Rua Nicola Pelanda (Umbará).
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.