Linhas do Conhecimento fecha 2022 com mais de 200 mil participações de estudantes e 137 rotas
O programa Linhas do Conhecimento - que desde 2017 promove práticas de exploração e aprendizado sobre a cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, parques e praças - chega ao final deste ano com mais de 200 mil participações de crianças e estudantes e 137 rotas.
Os números foram apresentados nesta quinta-feira (15/12), durante o Seminário Final do Linhas do Conhecimento e dos programas Fala Curitibinha e Fala Curitibano.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância do programa, com um trabalho já absorvido pela rede.
“Ele foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento”, destacou a secretária.
O programa conta com e-books, que podem ser acessadas pela página da Educação.
Para o coordenador do Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, o programa trata a cidade como um currículo vivo. “Ele vai além da ampliação cultural. Olhamos o potencial educativo do nosso entorno, com cunho pedagógico, dentro dos pilares do conhecer, amar e cuidar da nossa cidade”.
O evento de encerramento, no formato de talk show, foi conduzido pelos próprios estudantes. Melissa Daniel de Lima e Luís Felipe Fogaça, do 5º ano do Fundamental da Escola Municipal Maria Nicolas (no Santa Quitéria), que participaram do Fala Curitibinha, foram os apresentadores.
“Foi uma oportunidade muito boa para ter mais confiança, conhecer pessoas, gostei muito”, disse Luís Felipe. Ele e Melissa são fãs do Linhas. “O mais legal foi no Parque Barigui”, lembrou Melissa.
Luz dos Pinhais 2022
As atrações de Natal da cidade também fazem parte das atividades do Linhas neste final de ano. Nesta quinta-feira (15/12), estudantes das EM Pró-Morar Barigui (CIC), Professor Brandão (Matriz) e Darcy Ribeiro (Tatuquara) participaram das ações na Vila de Natal Electrolux, na Praça Santos Andrade. Para esta sexta (16), estão agendadas atividades com estudantes no Natal Condor no Passeio Público e no Carrossel de Luz Marista no Parque Tanguá.
Atrações do Natal de Curitiba integram a programação do Linhas do Conhecimento
Balanço
O Linhas do Conhecimento desenvolve suas ações em parceria com diversas instituições e setores de outras secretarias municipais, com cem parceiros ao todo. Foram ofertadas 137 rotas diferentes, além das aulas de campo locais, que são realizadas no entorno das unidades educacionais. São cerca de 200 mil participações de crianças e estudantes e 20 mil participações de docentes.
Todas as unidades educacionais (escolas e CMEIs) já participaram das atividades propostas pelo programa.
Fala Curitibinha
O projeto Fala Curitibinha/ Fala Curitibano, criado em 2019, é desenvolvido por meio do Linhas, em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). Desde o início, já contou com a participação de 82 escolas e 2.808 estudantes.
A iniciativa promove a participação cidadã, por meio da identificação e proposição de estratégias para solução de um problema do contexto escolar, os quais, posteriormente, são expostos em um espaço público de diálogo, junto com as autoridades e gestores da Prefeitura Municipal de Curitiba. Por exemplo, uma questão de destinação de resíduos na unidade é resolvida com apoio técnico do Meio Ambiente.
Já o Fala Curitibano tem o mesmo objetivo, mas para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ambas as ações foram inspiradas no Fala Curitiba, coordenado pelo IMAP, que é o programa para a composição das peças orçamentárias da Prefeitura de Curitiba.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.