II Festival da Palavra de Curitiba terá Denise Stoklos em espetáculo criado a partir de textos de Clarice Lispector
Uma das atrações do II Festival da Palavra de Curitiba é a presença da atriz paranaense Denise Stoklos, considerada uma das intelectuais e performers mais importantes do mundo. A artista participa do festival com o espetáculo Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos, que será apresentado no dia 18 de junho, às 20h30, no Teatro do Paiol.
Os ingressos estão disponíveis para retirada no Guia Curitiba.
No espetáculo, a atriz e diretora promove o encontro do teatro essencial com a obra de uma das maiores escritoras brasileiras. O resultado é uma investigação a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam a palavra literária empenhada em dizer o indizível, como ocorre no conto A quinta história, nos romances Água Viva e Paixão segundo G.H., e na crônica Vergonha de viver. A peça é pontuada por canções interpretadas por Elis Regina, como Meio-termo, Os argonautas e Se eu quiser falar com Deus.
- Confira os espetáculos infantis do II Festival da Palavra de Curitiba
- Blindagem comemora 50 anos e é destaque na edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba
- Carmen Monarcha e Max Petrônio apresentam clássicos da música italiana em Curitiba
Denise Stoklos sempre foi uma dedicada leitora de Clarice Lispector. Na juventude, quando ainda cursava Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, Denise foi ao Rio de Janeiro e conheceu a escritora pessoalmente, em sua casa, a pretexto de fazer uma entrevista.
A ideia do espetáculo surgiu de um convite do diretor Fauzi Arap, já falecido, para que Denise levasse aos palcos os textos da escritora. Na época, a atriz declinou, mas agora, aos 71 anos, se rendeu a esse encontro. Abjeto – Sujeito se insere no contexto de seus últimos trabalhos, em que seu corpo e sua voz estabelecem uma interlocução com autores como Melville, Kafka, Cortázar, Thomas Bernhard e agora Clarice Lispector.
Trajetória internacional
Denise Stoklos se apresentou em mais de 33 países, em sete diferentes idiomas, recebeu 22 prêmios, publicou sete livros e atuou em 27 solos teatrais de sua própria autoria. Foi professora de Performance Arts na New York University (EUA), é doutora honoris causa pela Unicentro e foi homenageada diversas vezes emprestando seu nome a um Festival, um Auditório universitário, um Centro Cultural e um Fundação.
Foi também agraciada pela Ordem do Mérito Cultural, do Rio Branco e do Pinheiro, e por diversos prêmios como APETESP, Shell, APCA, Mambembe, além de alguns reconhecimentos internacionais de entidades e festivais de Edinburgh (Escócia), Romênia, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, entre outros. Foi dirigida por Antônio Abujamra, Antunes Filho, Luiz Antônio Martinez Correa e Fauzi Arap.
Em mais de 50 anos de carreira, Denise é uma das únicas atrizes brasileiras, de maior visibilidade no país, exercendo continuamente sua profissão exclusivamente no teatro, sem fazer televisão ou telenovela. Denise é um ícone no solo performance mundial, enaltecendo a arte brasileira pelos cinco continentes, sendo a atriz que mais representou o Brasil em festivais internacionais de teatro pelo mundo.
Oficina
Além de se apresentar no Teatro do Paiol, Denise Stoklos vai orientar uma das oficinas do festival. A oficina Gesto e Palavra será no dia 17, das 14h às 17h, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento.
II Festival da Palavra de Curitiba
De 16 a 22 de junho, no Memorial de Curitiba
Confira a programação completa AQUI
O II Festival da Palavra é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba e Arte e Cultura com o apoio das seguintes instituições: Academia Paranaense de Letras, Editora Dublinense, Solar do Rosário, Escola de Escrita, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Cátedra de Estudos Irlandeses W.B Yeats e Amora.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.