Em seis anos, programa Rosto da Cidade renova e preserva 156 imóveis históricos de Curitiba
As cores dos prédios na região central ficaram mais vivas desde o lançamento do programa Rosto da Cidade. Nesta quarta-feira (20/11), o programa idealizado pelo prefeito Rafael Greca chega aos 6 anos, recuperando e valorizando prédios históricos de Curitiba.
Desde 20 de novembro de 2018, o Rosto da Cidade recuperou 156 imóveis, sendo 130 particulares e 26 públicos. Os detalhes sobre o programa estão neste site.
O programa promove a recuperação urbana da região central e a valorização da arquitetura de prédios e monumentos por toda a cidade.
- Veja o funcionamento dos serviços da Prefeitura nesta quarta, Dia da Consciência Negra
- Prefeito de Curitiba entrega duas estações-tubo na Linha Verde e anuncia novas linhas de ônibus
- Bazar em Curitiba arrecada recursos para enxovais dos bebês de catadoras de recicláveis
“Ao preservar o passado da nossa Curitiba reforçarmos nosso sentido de pertencimento. O programa valoriza a identidade da nossa cidade e devolve ao rosto sagrado de Curitiba a condição de dignidade”, disse o prefeito Rafael Greca.
Todo o trabalho é feito em parceria com a iniciativa privada. Além do Centro e do São Francisco, foram realizados trabalhos de segurança, mobilidade e acessibilidade por outras regiões da cidade. Praças, memoriais, monumentos e ruas também receberam mais destaque com iluminação cênica pela Prefeitura.
O Rosto da Cidade também faz a limpeza de pichações e a aplicação de uma nova pintura, com resina especial que facilita a manutenção dos imóveis inseridos no programa.
Preservação da história
Alguns dos importantes espaços revitalizados pelo Rosto da Cidade são o Palácio Belvedere (reconstruído totalmente em 2019 após um incêndio), o Memorial de Curitiba, o Conservatório de Música Popular Brasileira, o Memorial Árabe e o Museu de Arte Sacra.
O Rosto da Cidade também ilumina igrejas e monumentos. Locais como a Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, Paróquia da Barreirinha, Igreja Sant’Ana de Abranches e Santuário Nossa Senhora de Lourdes receberam nova iluminação.
Caminhar Melhor
Ruas como Riachuelo, São Francisco, Trajano Reis, Voluntários da Pátria e Doutor Kellers também foram renovadas pelo Rosto da Cidade, para privilegiar os pedestres, em parceria com o programa Caminhar Melhor, além de receberem melhorias de infraestrutura.
Outro local de destaque é a Alameda Prudente de Moraes, no Centro. A transformação foi feita para priorizar o pedestre, valorizar o comércio, incentivar a mobilidade limpa na cidade, e deixar a rua ainda mais charmosa. A obra totalizou 800 metros de calçada e 420 metros de pavimento.
Resgate
O Memorial Paranista, inaugurado em 2021 no Parque São Lourenço, é outro exemplo deste esforço de resgate da história e da identidade da capital proposto pelo Rosto da Cidade. O espaço reúne o maior jardim de esculturas do Brasil e um rico acervo de peças do artista paranaense João Turin. Os visitantes ainda podem apreciar reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê do João Turin, valorizadas por projetores de luz cênica.
Não é somente na região central que o Rosto da Cidade está em andamento. A Casa Culpi, edificação histórica do Butiatuvinha, foi reformada e transformada em polo de capacitação profissional na área de gastronomia e potencialização turística, ofertando cursos de capacitação.
Cadastro
Pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em participar do programa podem fazer o cadastro pelo site do Rosto da Cidade, basta preencher o formulário online e levar a documentação a uma Rua da Cidadania ou na sede da Prefeitura de Curitiba (Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico).
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.