

Gerente do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, o docente Jean Emmanuel Kulcheski também é autor do livro "Pare de Vacilar em Suas Apresentações", que fornece dicas para falar em público. Foto: Divulgação

Gerente do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, o docente Jean Emmanuel Kulcheski também é autor do livro "Pare de Vacilar em Suas Apresentações", que fornece dicas para falar em público. Foto: Divulgação
O Imap (Instituto de Administração Pública) oferece 450 vagas para servidores que queiram aprender técnicas que ajudem a falar em público. O curso gratuito é uma demanda feita pelos servidores municipais. As aulas são totalmente no formato a distância.
As aulas foram gravadas pelo também servidor Jean Emmanuel Kulcheski, que ensina como lidar com a insegurança na hora de falar em público. Segundo ele, o nervosismo é normal e é preciso antecipar possíveis imprevistos para superar os medos.
“Quando vamos falar em público, a gente imagina que tudo vai dar errado e mil imprevistos vão acontecer, e muitas vezes nos autossabotamos antes mesmo da apresentação começar”, explica ele, que é gerente do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
Plano B
A recomendação é observar e tentar driblar algumas crenças limitadoras. “O lado racional do cérebro é que deve assumir o controle, não o emocional. Se eu penso que o slide pode não funcionar na hora da minha apresentação, tenho que deixar algumas anotações preparadas para caso isso aconteça. Quando você traça um plano B, você se sente mais seguro para lidar com aqueles imprevistos que muito provavelmente nem vão acontecer”, relata o servidor voluntário.
O curso também aborda outras questões importantes para a hora de falar em público, como o impacto da comunicação não verbal, estratégias de preparo e performance, e formas de utilizar recursos em apresentações.
“Com os módulos, os servidores vão aprender a se comunicar melhor. Hoje, existem muitas pessoas competentes e capacitadas por aí, mas que têm dificuldade com a comunicação. A comunicação é fundamental para todas as áreas, e a pessoa que se comunica com clareza consegue, na maioria dos casos, atingir seus objetivos com mais facilidade. E facilitar esse processo é o grande objetivo do curso”, pondera o docente.
Técnica, empolgação e conhecimento
Jean aponta que a boa comunicação em público está fundada em três pilares: a técnica, a empolgação e o conhecimento. “O bom comunicador precisa dominar o assunto, transmitir energia na fala e se comunicar com clareza. O curso vai fornecer a técnica”, justifica.
As aulas estão divididas em quatro módulos sequenciais, e o módulo seguinte só é liberado quando o aluno assiste a todas as videoaulas do anterior. No total, são 12 horas de conteúdo, e ao fim do curso será disponibilizado um certificado digital para os alunos que concluírem todos os vídeos, tirarem mais de 7.0 nas avaliações e fornecerem um feedback das aulas.
O conteúdo fica disponível até 19/12, e em menos de uma semana, mais de 60 pessoas já se inscreveram para o curso à distância.
Inscreva-se
As inscrições para o curso estão abertas até 10/12, e devem ser feitas pelo portal Aprendere. Depois de se matricular, as aulas ficam disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Municipal de Administração Pública (Moodle Imap).
Para acessar o Moodle, a identificação de usuário será o CPF do servidor e, no primeiro acesso, a senha é a mesma para todos: Senh@123 (A letra S é maiúscula). Depois do primeiro login, é necessário alterar a senha para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Então, um tutorial ensina o usuário a navegar pela plataforma e acessar os cursos e conteúdos adicionais disponíveis.
Para usuários que já fizeram outros cursos pelo ambiente virtual de aprendizagem do Imap, a senha é a mesma do antigo acesso. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o Imap através do endereço de e-mail eadimap@curitiba.pr.gov.br.
As aulas foram gravadas no estúdio do Imap e, além deste, existem outros cursos de interesse dos servidores disponíveis gratuitamente no Aprendere, como Sistema Único de Protocolos e a nova lei de licitações e contratos administrativos.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.