Curitiba se destaca com oferta de cursos gratuitos sobre restauro de patrimônio histórico
Curso Introdução à Conservação e Restauro de Metais: Ciência e Arte, oferecido pela Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba. - Foto Cido Marques
Curso Introdução à Conservação e Restauro de Metais: Ciência e Arte, oferecido pela Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba. - Foto Cido Marques
O curso Introdução à Conservação e Restauro de Metais: Ciência e Arte, oferecido de terça (28/10) a quinta (30/10) pela Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba, teve vagas esgotadas em menos de uma hora e atraiu alunos de outras cidades. Entre os mais de dez cursos realizados neste ano, além de palestras relacionadas ao tema, todos gratuitos, a cidade se destaca cada vez mais como referência no campo da conservação e restauro.
Ministrado pela doutora em química Isabel Spitz e pela especialista em restauração Jessica Petri, o curso desta semana abordou tanto aspectos teóricos quanto práticos, envolvendo a química por trás da degradação e preservação de metais.
Confira abaixo os próximos cursos oferecidos na Escola de Patrimônio da Prefeitura de Curitiba
O trio de estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), composto por Andréia Angst (49), Cecília Bruno (31) e Gabriel da Silva (20), veio de Florianópolis especialmente para participar da formação. Eles descobriram o curso pelas redes sociais e, por ser gratuito, decidiram viajar até Curitiba para participar.
"Normalmente, esses cursos custam em torno de 2 mil reais, o que acaba sendo inviável. Então, disponibilizar o curso de forma gratuita atrai mais pessoas interessadas no assunto" comentou Cecília.
Além de ofertar formação especializada e de qualidade, os cursos movimentam a economia da cidade. Inédita em Curitiba, a atividade é aberta a todos e atrai tanto estudantes e profissionais de Museologia, conservação e restauro quanto pessoas de outras áreas. Como Laury Domingos (24), estudante de cinema e produção cultural que se interessou pelo curso, mesmo sendo de uma área distinta.
"Está sendo bem interessante, apesar de ser um tanto distante da minha área de atuação, já que envolve questões de química. Mas isso pode agregar ao trabalho na produção de cinema, especialmente na parte de arte, para entender melhor como cuidar dos materiais que usamos", comentou Laury.
Os cursos oferecidos pela Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba abordam diversos temas, que vão da educação patrimonial, restauro e conservação à elaboração de projetos culturais. As atividades são oferecidas de forma gratuita, com inscrições feitas pelo Guia Curitiba.
Restauro e preservação do Edifício Copan
No dia 8 de novembro, às 14h30, na Casa Veiga, no Alto da Glória, a restauração da fachada do maior complexo residencial do país, o Edifício Copan, será tema de uma palestra com a arquiteta e urbanista Mariana Lunardi, especialista em restauro e doutoranda do Projeto de Arquitetura da USP. O evento abordará o processo e as metodologias aplicadas no restauro das fachadas e destacará os desafios e aplicadas na preservação do Edifício Copan, marco da arquitetura moderna brasileira.
Serviço
Próximos cursos oferecidos pela Escola de Patrimônio
Endereço: Rua Kellers, 63 - São Francisco
Informações: 41-3223-0794 ou 3223-0794
Novembro
Introdução à Conservação e Restauro de Metais: Ciência e Arte
De 4 a 6 - 9h às 12h/13h às 17h
Projeto de Restauro das Fachadas do Edifício Copan
8/11 - 14h30
Local: Avenida João Gualberto 517 - Alto da Glória
Gratuito e sem inscrição
Imaginária Sacra: Conceitos, Critérios, Conservação e Restauração
De 18 a 22 - 13h às 19h
Dezembro
Imaginária Sacra: Conceitos, Critérios, Conservação e Restauração
De 2 a 6 - 13h às 19h
Curso de Formação para Elaboração de Projeto Cultural para Pontos de Cultura
De 11 a 13 - 9h às 12h/13h às 17h
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.