Curitiba gerou 16 mil empregos com carteira assinada no 1º bimestre, segundo melhor resultado do País


Curitiba gerou 16 mil empregos com carteira assinada no primeiro bimestre, segundo melhor resultado do País, segundo o Caged. FOTO: Valquir Aureliano/SECOM (arquivo)

Curitiba gerou 16 mil empregos com carteira assinada no primeiro bimestre, segundo melhor resultado do País, segundo o Caged. FOTO: Valquir Aureliano/SECOM (arquivo)

Curitiba gerou 16 mil empregos com carteira assinada no primeiro bimestre, segundo melhor resultado do País, segundo o Caged. FOTO: Valquir Aureliano/SECOM (arquivo)
Curitiba iniciou 2025 com mercado de trabalho formal aquecido e com as empresas contratando. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (28/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que a capital encerrou o primeiro bimestre com um saldo positivo de 16.014 vagas com carteira assinada, o segundo melhor resultado entre todas as cidades do País. Ficou atrás apenas São Paulo (43.014). Com esse resultado, Curitiba tem atualmente 823.908 pessoas empregadas com carteira assinada.
O saldo bimestral, de 16.014, é a diferença entre 111.150 admissões e 95.136 demissões no período. Somente em fevereiro foram 10.046 vagas, resultado de 59.701 admissões e 49.655 demissões.
Setores
No bimestre, destaque na capital foi para o setor de serviços, com 12.215 empregos criados, seguido pela construção (1.707), comércio (1.100), indústria (985) e agropecuária (7).
Curitiba respondeu, sozinha, por 29% dos postos de trabalho gerados pelo Paraná nos dois primeiros meses do ano (55.057). Os maiores saldos de vagas foram registrados em serviços de vendas, comércio de lojas e mercados, em serviços administrativos e na produção industrial.
“De acordo com o IBGE, Curitiba tem hoje uma taxa de desemprego em torno de 4,3%, o que é uma situação de pleno emprego, segundo os economistas. A capital começou o ano com o mercado aquecido, o que é um ótimo sinal. Uma das prioridades da gestão é incentivar a geração de emprego e crescimento da economia”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
“A expectativa é que os números continuem positivos nos próximos meses”, completou ao citar o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que garante passagem de ônibus gratuita para quem está à procura de emprego e é encaminhado pelo Sine Municipal. O programa, lançado em 21 de fevereiro, deve ter um impacto positivo nas contratações, já que estimula a busca para uma colocação no mercado de trabalho.
Em um mês, o programa atendeu 710 pessoas. Veja como participar AQUI.
- Prefeito de Curitiba entrega Victor Ferreira do Amaral antes do prazo e autoriza início de obras na divisa com Pinhais
- De shows nos parques a entregas de casas, grande programação celebra os 332 anos de Curitiba
Apoio municipal
Curitiba tem estruturado uma forte política de apoio à geração de empregos.
"Esse resultado positivo nos mostra que as ações da Prefeitura de apoio às 470,1 mil empresas da cidade estão no sentido correto e vamos fazer mais, como já fizemos com a criação de mais portas de entrada aos processos seletivos de trabalho, com o Sine Móvel e com o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, em parceria com a Urbs", destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins
Capacitação
Além disso, a Prefeitura investe em capacitação para trabalhadores e empreendedores. Os Liceus de Ofícios promovem cursos e preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualificação.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação oferece ainda suporte ao trabalhador nas unidades municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego. Por dia, são realizadas 600 intermediações de emprego nas dez unidades do Sine de Curitiba.
Para atender as empresas, a Prefeitura possui uma central que cadastra vagas e auxilia os empregadores a encontrar o trabalhador que procura, além de oferecer espaços públicos do município para a realização de processos seletivos e mutirões de emprego.
Além disso, os Espaços Empreendedor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação dão suporte a microempresários e microempreendedores individuais. O programa 1º Empregotech e o Empregotech 40+ oferecem qualificação na área de tecnologia com aulas e oficinas.
O Fab Lab Cajuru, laboratório de fabricação por prototipagem, por sua vez, gera novas oportunidades para estudantes, empresas e comunidade, que podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.