Cantata natalina emociona famílias, crianças e comunidade na Rua da Cidadania do Bairro Novo
A maior cantata infantil de Curitiba emocionou famílias, crianças de 6 a 11 anos e comunidade nesta sexta-feira (6/12), na Rua da Cidadania do Bairro Novo. Regido pela maestrina Júlia Alexandre Saggin, o espetáculo teatral e musical reuniu 7 mil pessoas em uma noite de luz, harmonia e canções clássicas do Natal. A apresentação contou com vozes sublimes de alunos de 19 escolas municipais e do projeto MusicaR, programa gratuito desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) de educação musical de crianças e jovens no contraturno escolar.
“Este espetáculo musical emocionou a todos, e ver tantas crianças reunidas em harmonia, transmitindo o espírito natalino, é um presente para nossa cidade”, destacou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Tom da celebração
A Banda CwB Curitiba deu início à noite festiva, recebendo o público com clássicos natalinos. Na sequência, a Companhia de Teatro Aretés emocionou os presentes com uma encenação do nascimento de Jesus. Ainda antes do espetáculo principal, o Padre Maurício Serafim da Costa, da Paróquia São José das Famílias, abençoou os participantes, marcando o tom de celebração do evento.
O evento foi resultado de quatro meses de preparativos, com encontros com pais, ensaios musicais e coreográficos. Durante as aulas, as crianças aprenderam não apenas técnica vocal, mas também comportamento no palco e a relevância de fazer parte de uma cantata dessa magnitude.
Regência ilustre
As crianças estavam sob a regência de Júlia Saggin, no grandioso encontro. "Foram necessárias muitas pessoas se unirem para fazer algo dessa magnitude, para que este dia se concretizasse, e testemunhar o resultado é incrível. O canto coral proporciona uma união que se reflete no espírito natalino", comentou a maestrina.
O repertório incluiu 12 canções que encantaram o público, como A Bandeira do Divino, Sinos de Prata, Borboleta Pequenina, Noite Feliz e A Paz. Um dos momentos mais marcantes foi a entrada de quatro crianças com uma boneca bebê representando o Menino Jesus, que foi colocada no presépio.
Realização radiante
Participaram também crianças do programa comunitário de educação musical MusicaR, das regionais Boqueirão e Bairro Novo. Angelita Aparecida Lucas, mãe da Beatriz, de 10 anos, que possui deficiência intelectual, celebrou a oportunidade. “É maravilhoso que abriram espaço para ela. O mundo já impõe tantas dificuldades, mas aqui na arte e na música ela encontrou portas abertas. Hoje está se realizando”, disse emocionada.
Adereços como pompons, estrelas, luzes e bandeiras da paz deram um brilho especial à apresentação. Com a plateia cheia de familiares, Cauã de Paula Batista, 10 anos, que se apresentou ao lado da irmã Isabele, de 8, estava radiante. “A gente ensaiou bastante, e eu estava muito ansioso para hoje. Mas quando começou, foi só alegria. É muito bom cantar com todo mundo e ver minha família aqui assistindo!”
Histórias e emoções
Entre o público, histórias de emoção e expectativas se misturavam. A comerciante Ivone aproveitou para vender doces durante o evento, mas revelou sua ansiedade para o próximo ano: “Esse evento une todo o bairro. Hoje estou aqui trabalhando, mas em 2025 estarei nas cadeiras assistindo. Meu filho está ansioso para a vez dele.”
O evento contou com a presença da presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Tatiana Turra; da coordenadora das regionais da Fundação Cultural de Curitiba, Angelina Balaguer; do administrador regional do Bairro Novo, Fernando Bonfim; do chefe de núcleo da FCC, Emerson Bock; da chefe de núcleo da Secretaria de Educação, Rita Zem; e dos vereadores Bobato e Mauro Morais.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.