Cajuru ganhou FabLab, Fazenda Urbana e obras que haviam caído no esquecimento


FabLab Cajuru. Curitiba, 30/07/2020. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Em uma área de 4,4 mil metros quadrados, a Fazenda Urbana do Cajuru foi inaugurada em junho de 2020. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Moradias Alamanda. Foto: Rafael Silva/COHAB

Obras de revitalização da Unidade de Saúde São Domingos, no Cajuru. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Inaugurada no final da gestão anterior, a Rua da Cidadania Cajuru passou a ter uso efetivo como espaço de serviços ofertados pela Prefeitura à população somente a partir de 2017 Foto: Daniel Castellano / SMCS

Pista de rolimã na Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba. Curitiba, 05/05/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Pista de rolimã na Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba. Curitiba, 05/05/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Moradores comemoram asfalto novo no lugar do saibro. - Na imagem, Oliria Menezes de Almeida, moradora da Rua Pelaguia Lipinski Mikos, no Uberaba. Foto: Nato Favero/SMCS

Cmei Corina Ferraz no bairro Uberaba. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Iluminação do Cajuru. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Produção de máscaras no Fab Lab do Cajuru. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Iluminação da Avenida Comendador Franco na altura do Viaduto Estaiado - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Asfalto Rua Francisco Motta Machado. Foto: Nato Favero

Edna Clemente - CMEI Corina Ferreira Ferraz. Foto: Nato Favero

Horta Comunitária Moradias Marumbi Foto: Nato Favero

Drenagem no córrego Jardim Natália. Curitiba, 23/11/2020. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Galeria celular, na rua Natal, no Córrego Vila Oficinas. A R Cajuru. Curitiba, 07/03/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

O semáforo no cruzamento das ruas Leopoldo Belzack e Antônio Olívio Rodrigues, no Capão da Imbuia. Foto: Divulgação

Parque Peladeiro. Curitiba, 10/12/2020. Foto: Luiz Costa /SMCS
Nos últimos quatro anos, a Regional Cajuru se tornou exemplo de que Curitiba levou o conceito de “cidade inteligente” para os bairros, com a instalação de projetos como a Fazenda Urbana e o FabLab. Além de destacar a região com propostas inovadoras, a Prefeitura investiu em obras para melhorar a qualidade de vida dos 246 mil moradores dos seis bairros.
Entre elas, a revitalização de mais de 130 ruas, o que corresponde a 66 quilômetros de asfalto, novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a reforma de espaços de esporte e lazer e a troca da iluminação urbana, que trouxeram benefícios diretos para os moradores do Cajuru, Uberaba, Guabirotuba, Jardim das Américas, Tarumã e Capão da Imbuia.
“Esta gestão desenrolou questões que eram consideradas nós históricos, que a população dizia estar solicitando há mais de 20 anos”, afirma a administradora regional, Adriane Cristina dos Santos.
Referência em inovação
O primeiro FabLab de Curitiba foi inaugurado em 2019 na Rua da Cidadania do Cajuru. É um laboratório de fabricação por prototipagem com chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.
O FabLab Cajuru já apoiou 75 projetos com consultoria para incentivo da cultura maker e uso das impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.
Atualmente, está produzindo máscaras-escudo, contribuindo no combate à covid-19. Desde o início da pandemia, mais de 17,2 mil máscaras-escudo já foram produzidas pelo FabLab.
Em maio deste ano, Prefeitura inaugurou a Fazenda Urbana, a primeira do Brasil. Em um espaço de 4.435 m², é um centro de referência em agricultura urbana em que são cultivadas mais de 60 variedades agrícolas orgânicas.
A Fazenda está ao lado do Mercado Regional do Cajuru, que foi beneficiado com uma programação de eventos nesses últimos quatro anos.
“É um orgulho saber que pessoas de toda a cidade e de outros locais virão até aqui para aprender como produzir seu próprio alimento”, diz o presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Regional Cajuru (Acemerc), João Evangelista de Lima.
Também aproximando a população da cultura de uma cidade inteligente, a Prefeitura entregou cinco Faróis do Saber e Inovação na região. São espaços de incentivo à cultura maker, com impressoras 3D, abertos à comunidade escolar e a toda população.
São eles: Farol do Saber Inovação Herbert José de Souza (Escola Municipal Marumbi), no Uberaba; Farol do Saber Inovação Pablo Neruda (CEI Eva da Silva), no Capão da Imbuia; César Pernetta (Escola Municipal CEI Issa Nacli), no Uberaba; Emiliano Perneta (Escola Municipal Irati); e Samuel Chameki (Escola Municipal Elza Lerner), ambos no Cajuru.
Asfalto novo e iluminação
A Prefeitura recuperou 130 ruas nos seis bairros da regional. Foram 66 quilômetros de asfalto novo entre requalificações e implantação de pavimentação definitiva em ruas de saibro.
Vias importantes que fazem a interligação entre os bairros, como a Avenida Presidente Affonso Camargo e a Rua Engenheiro Costa Barros foram contempladas no plano de recuperação da malha viária.
Também ganharam nova pavimentação ruas vicinais, como a Rua Pelaguia Lipinski Mikos, no Uberaba, onde mora a massoterapeuta Olíria Menezes de Almeida, 65 anos.
“Esperamos por 20 anos pelo asfalto na nossa rua. Ficou maravilhoso. Acabou com a poeira que vinha para casa, o barro na calçada”, comemorou Olíria.
As ruas da Regional Cajuru também estão mais seguras à noite, com a nova iluminação em LED. Ao todo, foram 8.840 lâmpadas substituídas para LED nas ruas dos bairros, incluindo a renovação do sistema de iluminação pública em 10 km da Avenida Comendador Franco, que passa pelos bairros Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba.
Novos CMEIs
Na Educação, as famílias do Uberaba ganharam mais três CMEIs. Duas novas unidades foram concluídas e entregues pela atual gestão na Vila Audi União. Em 2018, foi inaugurado o CMEI Corina Ferreira Ferraz, para atender até 200 crianças.
“Esperamos muito a abertura desse CMEI. Ajudou muito os pais e as crianças estão muito felizes”, disse a vendedora Edna Clemente, mãe da Valentina, de 4 anos.
Na mesma quadra, em agosto deste ano, o prefeito Rafael Greca entregou o CMEI Ana Grácia, que irá atender até 120 curitibinhas de zero a três anos. A Prefeitura ampliou sua rede de Educação Infantil ao municipalizar o CMEI Salomé Machado, com capacidade para atender até 40 crianças.
Unidades revitalizadas
Vários dos 28 CMEIs e 21 escolas municipais da Regional receberam melhorias ao longo desses quatro anos. Um deles foi o CMEI Uberaba, que ganhou cara nova. Na entrada, as escadas foram trocadas por uma rampa, ficando mais acessível e toda a unidade foi revitalizada.
Em junho de 2018, os incentivos da Prefeitura para que os estudantes aprendam robótica nas escolas mostraram resultados internacionais. Os estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no Cajuru, conquistaram, no Líbano, a medalha de bronze na categoria “Design Mecânico” na First Lego League, competição internacional de robótica. Foi a única equipe brasileira de uma escola municipal classificada, disputada entre 59 equipes de 46 países.
Casas novas
No acesso à moradia, a Prefeitura finalizou no ano passado a urbanização da Vila Acrópole, no Cajuru, reassentando 192 famílias nas casas novas do Moradias Alamanda.
O local recebeu obras de infraestrutura com 4,7km de pavimentação asfáltica, 9,2km de redes de drenagem e 11,3km de redes de água e esgoto, beneficiando 1.292 famílias.
Nos últimos quatro anos, a regional recebeu 77 novas unidades habitacionais.
Referência esportiva
Desde 2017, o Parque dos Peladeiros, no Cajuru, vem sendo transformado em um centro de formação esportiva olímpica.
Ali foi inaugurado o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, que colocou no parque uma quadra poliesportiva coberta e pista de atletismo, onde são ofertadas aulas gratuitas de futsal, basquete, vôlei, judô, esgrima, handebol, taekwondo, corrida, floorball, ginástica e aulas de ritmos para 800 praticantes.
Também no Peladeiros foi construída uma pista de BMX (bicicross) com padrões olímpicos, com duas rampas para largadas das categorias Challenge (5m de altura) e Championship (8m de altura) e 390m de obstáculos para as competições.
“Isso aqui é um sonho para todos os atletas da modalidade. Venho quase todos os dias da CIC para auxiliar nos testes técnicos para a qualificação técnica desta pista e está sensacional”, elogiou Alex Junior Amaral dos Santos, integrante da associação Curitiba de BMX.
Em dezembro deste ano, o local recebeu o primeiro dos três muros de escalada modalidade bolder, que vai compor o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva.
As melhorias também contemplam os moradores: a Prefeitura construiu uma pista de caminhada de 1,7 km e colocou nova iluminação no parque para o lazer e atividade física da população, reforma do campo de futebol para também servir de campo de futebol americano; reforma da quadra de futebol de areia, revitalização dos equipamentos já existentes e reforma e ampliação do Estádio Municipal de Beisebol e Softbol.
Rua da Cidadania ativa
Inaugurada no final da gestão anterior, a Rua da Cidadania Cajuru passou a ter uso efetivo como espaço de serviços ofertados pela Prefeitura à população somente a partir de 2017, quando a atual gestão tornou possível a instalação dos núcleos regionais das secretarias municipais.
O equipamento público tem uma média de 700 atendimentos diários no Espaço Cidadão, além das atividades esportivas e de lazer. Também recebeu os Mutirões da Cidadania. O local se tornou espaço de convívio e lazer, com atividades como a Festa Junina e a Feira de Artesanato, que conta com 20 expositores de artes da região.
Unidades de Saúde revitalizadas
Atendendo a pedidos dos moradores no Fala Curitiba de 2017, a Prefeitura reavitalizou a Unidade de Saúde São Domingos, no Cajuru. No Uberaba, a Unidade de Saúde São Paulo está recebendo melhorias.
No ano passado, as unidades Lotiguaçu, Alvorada, Salgado Filho, Trindade e Uberaba de Cima foram pintadas. Em todas as 12 unidades de Saúde do Distrito Sanitário Cajuru, a Prefeitura regularizou e ampliou o abastecimento de medicamentos e insumos.
Obras contra enchentes
A cada ano, a região fica menos vulnerável aos efeitos das fortes chuvas graças as intervenções realizadas. O Córrego Vila Oficinas recebeu investimentos para a contenção do seu talude, evitando a erosão.
No mesmo córrego, na Rua Natal, próximo ao cruzamento com a Rua Raymundo Nina Rodrigues, foi feita uma nova galeria celular, para melhoria do escoamento das águas da chuva. O local também foi beneficiado com a substituição da ponte de madeira por uma de concreto, de 25 metros de extensão, em um investimento total de R$ 440 mil.
Ainda na região, está em andamento a execução de bacias de contenção, o perfilamento de rios na sub-bacia do Rio Atuba
Contenção do Córrego Jardim Natália
O Córrego Jardim Natália está recebendo uma grande intervenção de drenagem para conter o desassoreamento em 500m de sua extensão.
A contenção de taludes vai dar mais segurança à população contra as cheias e está sendo feita com a instalação de muros de gabião (muralhas de pedra em gaiolas de arame) no córrego desde a BR-277 até a Rua Egito, margeando a Rua Fraternidade. A obra inclui quatro galerias celulares e foram eliminados cinco bueiros antigos que represavam o fluxo das águas.
O aposentado Antônio Ferreira da Fonseca, 82 anos, mora próximo ao córrego e está satisfeito com as benfeitorias:
“Moro aqui há 38 anos e vi muito alagamento. Bastava qualquer chuvinha para molhar o piso de casa. O prefeito Greca trouxe muita coisa boa para cá. Asfalto, academia ao ar livre e agora vai acabar com as cheias”, diz Fonseca.
Galerias no Uberaba
Outra intervenção que reduziu o risco de enchentes foi nas ruas Presidente Wilson e Alphonse Daudet, no Uberaba, em que a Prefeitura implantou galerias de águas pluviais em um trecho de 400m com tubos até 1,2m de diâmetro em pontos que não tinham áreas de drenagem.
“Ficou ótimo. Antes, a água subia até a cintura. Há uns três anos, tivemos de erguer a frente da casa para evitar a enchente. Agora, choveu e não alagou mais”, disse o militar Álvaro Luis Ceschin, 27 anos.
Novo binário
Em maio deste ano, as ruas Niterói e Sebastião Marcos Luiz, no Cajuru, passaram a compor um novo binário de trânsito da cidade, para facilitar o tráfego entre Curitiba e Pinhais. O sentido de mão única nas duas vias se estende por 1,45 km entre as ruas Miguel Kaluf e Isauro Trinco.
Para que a nova ligação viária fosse possível, a Prefeitura abriu a canaleta do transporte coletivo na Rua Niterói no cruzamento com a Rua Engenheiro Costa Barros e implantou um sistema de semáforos no local.
População atendida
A partir de solicitações feitas pelos moradores nas consultas públicas do programa Fala Curitiba, a Prefeitura reformou a quadra poliesportiva da Praça Bento Mossurunga, no Jardim das Américas; instalou o semáforo no cruzamento das ruas Leopoldo Belzack e Antônio Olívio Rodrigues, no Capão da Imbuia; e inaugurou a Feira de Artesanato da Rua da Cidadania do Cajuru.
Revitalização de espaços de lazer
Também a pedido da população, foram revitalizados os eixos de animação na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Tarumã, e do Jardim das Américas, além da reforma da piscina do Cejuv Audi União, no Uberaba.
Hortas comunitárias e transporte
Em 2019, a regional ganhou a Horta Comunitária Marumbi, no Uberaba, uma parceira da Prefeitura com a Copel, em uma área de 3 mil m² e que atende 32 famílias.
“É uma alegria muito grande poder levar para casa o alimento que a gente mesmo plantou, recuperando um terreno que antes as pessoas usavam para jogar lixo”, fala o vendedor José Aparecido dos Santos, que cultiva um canteiro na horta do Uberaba.
Em outubro deste ano, o segundo lote da Horta Marumbi foi lançado, em uma área vizinha ao primeiro terreno, de 1,9 mil m², com capacidade para 150 novos canteiros.
Esta é a segunda horta comunitária da regional, junto da Horta Comunitária Cajuru, inaugurada em julho de 2017, em parceria com a empresa Rumo, atendendo 24 famílias em mil m² à margem da via férrea.
Com a reintegração do transporte metropolitano, o Terminal Centenário agora recebe a linha Pinhais/Centenário, que liga Curitiba ao município vizinho, reduzindo o tempo de deslocamento entre as duas cidades.
O terminal Capão da Imbuia foi revitalizado, com a recuperação do piso, do laminado e também da estrutura metálica das plataformas. Atendendo a uma reivindicação dos moradores, a Prefeitura mudou o itinerário da Linha Mercúrio.
Ecopontos
No final de outubro deste ano, o Cajuru ganhou seu primeiro Ecoponto, para contribuir com a preservação do meio ambiente. Instalado na Rua Augusto Forbeck, o local é ponto para os moradores levarem material de descarte, como restos de construção civil, madeira, poda de vegetais, mobiliário e eletroeletrônicos.
Na esquina vizinha, a Prefeitura construiu um espaço de lazer, com quadra de areia e de asfalto e parquinho, recuperando uma área que estava degradada.
“Podemos trazer o que não vai mais usar e vai ajudar o bairro a ficar mais bonito. E o lugar ficou mais bonito. Antes, estava ficando abandonado, perigoso”, diz o catador de recicláveis Alex Sandro de Lima do Carmo, 30 anos.
O segundo Ecoponto da Regional será no Uberaba e começou a ser preparado em outubro deste ano, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2021.
Zeladoria Municipal
A manutenção dos bairros foi retomada logo nos primeiros meses de 2017, quando os bairros estavam sem equipes para a execução tapa-buracos, roçadas e limpeza de bueiros e galerias.
Entre janeiro de 2017 e novembro de 2020, foram feitos 73.805m de drenagem, que ajuda evitar as enchentes. Também foram feitos 417m de limpeza em galerias de águas pluviais.
No mesmo período, as equipes fizeram a manutenção de pavimentação de 1.096.656m em ruas nos bairros da região, que inclui os serviços de tapa-buracos e manutenção de saibro. Também executaram 7.700.909m² de roçadas.
A manutenção das lâmpadas queimadas, solicitada pelo 156, totalizou 31.167 ocorrências. Foram feitas também 55 intervenções para a manutenção de pontes e passarelas na Regional.
Projeto Inter 2
A Regional Cajuru será beneficiada com os avanços no transporte público que o Projeto Inter 2 vai realizar por toda Curitiba. Com os primeiros lotes dos projetos executivos já contratados, a proposta conta com US$ 133,4 milhões em investimentos (US$ 106,7 em recursos do BID e US$ 26,7 milhões em contrapartidas municipais).
Entre as intervenções na região do Cajuru estão a integração do Inter 2 à Linha Verde no complexo do viaduto do Tarumã, a reforma do Terminal Capão da Imbuia, a reestruturação de 10km de vias no itinerário do ônibus, com novas calçadas, iluminação e paisagismo, e a implantação do binário das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga.
Capacitação e acolhimento
A Fundação de Ação Social (FAS) investiu em ações para capacitar jovens para o mercado de trabalho. Pelas oficinas do Mobiliza e do Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE) passaram 617 adolescentes nos últimos quatros anos
Outro dado importante é que 7.341 pessoas se participaram de cursos de qualificação profissional em 356 modalidades ofertadas.
O posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Rua da Cidadania, realizou 24.907 atendimentos e as emissões de Carteira de Trabalho chegaram a 12.510.
O apoio a famílias em risco de vulnerabilidade social foi reforçado para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus. A FAS forneceu subsídios alimentares para famílias em situação de risco social em 2020. Na Regional Tatuquara, 4.595 cestas básicas e 2.872 créditos alimentares para serem usados nos Armazéns da Família.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.