Prevenção do Estresse Pós Traumático
O que é
Ação que propõe o atendimento psicológico imediato aos servidores que vivenciaram eventos traumáticos no exercício de suas funções laborais.
O que são eventos traumáticos?
Quando a pessoa vivenciou, testemunhou ou se deparou com um ou mais eventos envolvendo ameaça de morte ou de grave ferimento físico, ou ameaça a sua integridade física ou à de outro.
Quais os eventos traumáticos que podem ocorrer no trabalho?
Situações envolvendo violência física ou psicológica, ameaças à integridade, morte ou lesão grave de colega de trabalho, ocorrências envolvendo vítimas fatais ou politraumatizadas, assalto, roubo ou sequestro, grave acidente de trabalho.
Que sintomas ocorrem após um evento traumático?
É comum a presença de sintomas do Transtorno de Estresse Agudo (TEA) logo após a ocorrência de um evento traumático, tendendo a desaparecer no período de 30 dias. Os sintomas mais significativos são pesadelos e lembranças involuntárias e recorrentes do evento traumático, atitudes de evitação de situações que possam trazer lembranças do evento, episódios de pânico, irritabilidade, sobressalto exagerado, distúrbios do sono, sentimento de impotência, entre outros.
Qual o papel do gestor?
Acolher o servidor, afastando o do local, contatar um familiar próximo, acompanhar o servidor ou providenciar alguém que o acompanhe, orientar quanto à possibilidade de registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia (optativo), preencher a CAT e encaminhar o servidor para a Perícia Médica com a documentação.
Qual o papel da Saúde Ocupacional?
No intuito de prevenir agravamentos e a evolução dos sintomas do estresse, a equipe de Psicologia da Gerência de Psicologia e Serviço Social da Saúde Ocupacional da SMAP está disponível para realizar o acolhimento dos servidores expostos, no menor tempo possível, após a vivência da situação traumática. Será verificado a condição emocional do servidor e prestado as orientações necessárias.
Após este atendimento o servidor permanece acompanhado pela Psicologia a fim de monitorar o seu reestabelecimento emocional. Se detectar a necessidade, poderá ser encaminhado para a Medicina Ocupacional e/ou Serviço Social.
A chefia imediata do servidor será também orientada quando for constatada a necessidade.
Porque esta ação de prevenção é importante?
O evento traumático pode desencadear adoecimento emocional, no entanto ser acolhido por um profissional logo após o evento tem efeitos positivos, auxiliando a pessoa a ressignificar e elaborar o evento, sabendo que pode contar com apoio especializado, evitando assim que os sintomas persistam ou se agravem resultando no Transtorno do Estresse Pós Traumático.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.