

Regional Tatuquara terá mais 28 ruas asfaltadas. - Na imagem, rua Alda Bassete Bertholdi. Tatuquara. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Regional Tatuquara terá mais 28 ruas asfaltadas. - Na imagem, rua Enette Dubard. Foto: Divulgação

Regional Tatuquara terá mais 28 ruas asfaltadas. - Na imagem, rua Delegado Bruno de Almeida, no Tatuquara. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Regional Tatuquara terá mais 28 ruas asfaltadas. - Na imagem, asfalto novo na Rua Dalva de Oliveira - Tatuquara. Curitiba, 03/03/2020 Foto: Valdecir Galor/SMCS
A Regional Tatuquara, formada pelos bairros Tatuquara, Campo do Santana e Caximba, terá mais 28 ruas asfaltadas nos próximos meses. Esta é a terceira fase do programa Asfalto no Saibro, lançada no dia 12/6 pela Prefeitura de Curitiba, que prevê a implantação de asfalto e urbanização completa de vias com pavimento primário.
Nos últimos três anos, a Prefeitura já levou asfalto novo a 39 ruas da Regional Tatuquara, somando 20,9 km de requalificação ou implantação de novo pavimento nos bairros Tatuquara e Campo do Santana.
Estas intervenções beneficiaram as ruas Dalva de Oliveira, Enette Dubard, Alda Bassetti Bertholdi, Estrada Delegado Bruno de Almeida, entre outras.
Fala Curitiba
Agora nesta nova fase outras 28 ruas receberão asfalto novo e o detalhe importante é que as vias foram escolhidas pela população através das consultas pelo programa Fala Curitiba.
A começar pela Rua Wacílio Zacachuca, no Tatuquara, que receberá nos próximos dias infraestrutura de drenagem e pavimento asfáltico.
As duas pistas da rua, no trecho entre a José Krenchiclova e a Juarez Távora, oferecerão mais qualidade de vida, conforto e segurança aos moradores da região que não terão mais que conviver com o pó dos dias secos e a lama dos períodos mais chuvosos.
Desenvolvimento na periferia
Para o administrador regional, Marcelo Ferraz, o anúncio é mais uma conquista importante para região, que está sendo beneficiada com outras obras importantes, como as alças de acesso do Viaduto Pompéia, a Trincheira da Ceasa e a construção do Terminal de Ônibus.
“Com a pavimentação de mais essas 28 ruas, a regional ganhará 6.172 metros de asfalto, além de galerias de águas pluviais, sinalização horizontal e vertical, garantindo mais qualidade de vida para os moradores”, disse.
Outro ponto importante citado por ele é que as intervenções da Prefeitura criam um elo entre as comunidades da região. “Com estas obras nós vamos integrar a malha viária de várias localidades, como Moradias Paraná, Santa Cecília, Dalagassa e Pompéia, valorizando uma região que ficou relegada ao esquecimento por outras administrações”, frisou Marcelo Ferraz.
Moradores aplaudem
Com residência fixada na Rua Wacílio Zacachuca há 25 anos, Andreia Pereira disse que aguardava a obra com ansiedade. “É uma benfeitoria há muito tempo esperada e irá beneficiar todos nós que somos moradores e também vizinhos que usam a rua para ir e vir do trabalho e mães que levam seus filhos para a escola”, contou Andreia.
Moradora da região há 27 anos, Marli de Lara Gonçalves estava emocionada e contou que não poderia morrer sem ver a rua recebendo as melhorias. “É um sonho realizado. Estou feliz por mim e pelos meus amigos que moram nessa rua”, disse Marli.
Edital de concorrência
O pacote total de obras desta terceira fase do programa Asfalto no Saibro compreende 74 ruas das regionais Tatuquara, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo, Cajuru, Boa Vista, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e Santa Felicidade. Serão mais 19.096,79 metros de asfalto novo.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas, publicou o edital de concorrência para selecionar e contratar empresa que executará serviços de implantação de galeria de águas pluviais, terraplenagem, pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical nas vias.
De acordo com o edital, os envelopes com as propostas de preço e com os documentos de habilitação devem ser protocolados até às 9h do dia 13 de julho. No mesmo dia, às 9h30, os envelopes serão abertos em sessão pública. Porém, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a sessão pública poderá ser realizada em ambiente virtual.
Nova rotatória
Recentemente, a Prefeitura entregou na região a recém-implantada rotatória nas ruas Ângelo Tozim e Miguel Furmann, no Campo do Santana. A nova estrutura garantiu mais segurança aos motoristas que trafegam pela região e organizou o roteiro da linha de ônibus Rurbana.
No entorno da rotatória vivem mais de 1.400 famílias, que acabaram também beneficiadas pela obra.
As 28 ruas que receberão pavimentação asfáltica na regional
- Rua Wacílio Zacachuca (duas pistas), entre as ruas José Krenchiclova e Juarez Távora (1.038 metros), no Tatuquara;
- Rua José Mulaski Gebert, entre as ruas José Krenchiclova e Wacílio Zacachuka (156,54 metros), no Tatuquara;
- Rua Coronel Aviador, entre as ruas José Biagini de Moraes Otto Urban e Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara (50,82 metros), no Tatuquara;
- Rua Angélico Tosin, entre as ruas General Luiz Carlos Pereira Tourinho e Tiago Rafael Dallegrave (310 metros), no Campo do Santana.
- Rua Heron Wanderlei (duas pistas), entre a Rua Enette Dubard e o final da rua (800 metros), no Tatuquara;
- Rua Campolim Gonçalves, entre as ruas José Mulaski Gebert e Hamilcar Pizzato (170,82 metros), no Tatuquara;
- Rua José Mulaski Gebert, entre as ruas Heron Wanderley e Adriana Ceres Zago Bueno (310,36 metros), no Tatuquara;
- Rua José Mulaski Gebert, na alça que começa e termina em esquinas com a Rua Hamilcar Pizzatto (674,24 metros), no Tatuquara;
- Rua Adriana Ceres Zago Bueno, entre as ruas Heron Wanderley e José Mulaski Gerbert (89,20 metros), no Tatuquara;
- Rua Desembargador Ernani Almeida de Abreu, entre as ruas Heron Wanderley e José Mulaski Gebert (113,99 metros), no Tatuquara;
- Rua Hamilcar Pizzatto, entre as ruas Francisco Bugalski e Adriana Ceres Zago Bueno (213,06 metros), no Tatuquara.
- Rua Júlio Batista Pereira, entre as ruas Matheus Luiz Dalagassa e Jaime José Vojciechovski (268,04 metros), no Tatuquara;
- Rua Augusto Baziewicz, entre a Rua Matheus Luiz Dalagassa e o final da rua (121,34 metros), no Tatuquara;
- Rua Carmelo Haisi, entre as ruas Francisco Sarot e João Batista Bettega Júnior (52,32 metros), no Tatuquara;
- Travessa Ernesto Ronchi, entre as ruas Júlio Batista Pereira e Ricardo Eugênio Graeser (92,89 metros), no Tatuquara;
- Rua Feliks Golas, entre as ruas Delegado Bruno de Almeida e Teodoro Jagiello (145,39 metros), no Tatuquara;
- Rua Francisco Sarot, entre as ruas Delegado Bruno de Almeida e Carmelo Haisi (262,99 metros), no Tatuquara;
- Rua Guilherme Bueno Franco, entre a Rua Matheus Luiz Dalagassa e o final da rua (117,13 metros), no Tatuquara;
- Travessa Itamar Cortês, entre as ruas Sargento Francisco da Silva Cotrin e Matheus Luiz Dalagassa (135,96 metros), no Tatuquara;
- Rua Jacob Boryca, entre a Rua Lia Garbaccio e o final da rua (93,98 metros), no Tatuquara;
- Rua Jaime José Vojciechovski, entre a Rua Delegado Bruno de Almeida e o final da rua (269,40 metros), no Tatuquara;
- Rua João Batista Bettega Júnior, entre a Rua Lia Garbaccio e o final da rua (70,88 metros), no Tatuquara;
- Rua Júlio Batista Pereira, entre a Rua Matheus Luiz Dalagassa e o final da rua (131,87 metros), no Tatuquara;
- Rua Leo Marcondes Zanardini, entre a Rua Jaime José Vojciechovski e o final da rua (68,92 metros), no Tatuquara;
- Rua Lia Garbaccio, entre a Rua João Batista Bettega Júnior e o final da rua (117,01 metros), no Tatuquara;
- Rua Maria Christina de Araújo Costa, entre a Rua Lia Garbaccio e o final da rua (93,95 metros), no Tatuquara;
- Rua Mauro Martins de Freitas, entre a Rua Jaime José Vojciechovski e o final da rua (100,42 metros), no Tatuquara;
- Rua Teodoro Jagiello, entre as ruas Francisco Sarot e Feliks Golas (102,72 metros), no Tatuquara.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.